Mutirão com Sampã, Brasil e Mundo para acontecer a Macumba Antropófaga

IÓ! TERRENOS DE MINHA TERRA

MUTIRÃO COM SAMPÃ BRASIL E MUNDO PARA ACONTECER A MACUMBA ANTROPÓFAGA URBANA BÁRBARA TECNIZADA PARA COMEMORAR OS 5O ANOS DO TEAT(r)O OFICINA

A COMIDA ANTROPÓFAGA OSWALDIANA ACONTECERÁ EM TODO ESPLENDOR Q MERECE COM UM CHÁ DE COZINHA DE PRESENTES PARA COMEÇAR HOJE, A 13 DIAS  de 16 DE AGOSTO DE 2011.

“Macumba Urbana Antropófaga” antropofagiando cenicamente  o “Manifesto Antropófago” de Oswald de Andrade .

Bárbaro Tecnizado é a Força desta Macumba Eletrônica, Virtual, Atual e Urbana.

As extensões tecnológicas de nossa mídia corporal fazem hoje parte de do Eterno Retorno Ecológico à nossa natureza primitiva animal.

Desd’o fim do Carnaval, uma Célula de Artistas do Oficina UzynaUzona  vem criando a peça

esboçada no SESC Paulista em 2008 nos 80 anos do “Manifesto Antropófago”,

em INHOTIM, à Luz da Sol (a Guaracy dos Tupys ) “Macumba Antropófaga no Magic Square de H.O. – Hélio Oiticica”.

Agora estamos  no delineamento Corográfico Tecno-Pictórico, Rítmico e Sonoro, enfim no nascimento do que vem sendo gerado em forma de Arte, Máquina do Desejo das Paixões das Multidões.

Chamamos uma 1ª turma para a Universidade Antropófaga.

A Macumba especial para Paraty, foi lá  apresentada em Grande Festa finalizando a FLIP.

Agora está criado um Corpo Vivo Apaixonado de Atores Multi-Artes-Multi-Mídia com o feitiço de sues Corpos Elétricos desejosos  de suas extensões Tecnológicas.

Já iniciáramos  a busca do Elo Perdido com os Atores Ancestrais Tupys Antropófagos, inCorporando a Barbárie de sua “Rítmica Religiosa”, nossas qualidades de filhos de deuses animais presentes em nossa Anima Xamânica, pré lógica , de Atores pré-Homens, querendo saltar ao Ator trans Humano: o Craque do Atletismo Afetivo.

Nosso Corpo Antropófago está necessitando de colocar seus nervos, seu sangue, sua pele, seu corpo interior e exterior em sua Interface  Tecnológica .

Caminharemos pelo BIXIGA, até a Casa de Dona Yayá, na fachada do TBC, onde vamos buscar Cacilda Becker para incorporar Tarsila do Amaral, de Lá vamos á rua Ricardo Batista , onde Oswald escreveu uma de suas Obras Primas: “Um Homem Sem Profissão “ou “Sob as Ordens de
Mamãe”. Lá ele bebe leite de uma Cabrinha, como costumava fazer durante a escrita deste livro.

O Cortejo segue pela Rua São Domingos até entrar pela Poera da 1ª Sinagoga de SamPã no Ex –Estacionamento Estacionamento Silvio Santos ,onde num Totem de Entulhos que virou uma Escultural Orgânica Viva, plantamos as Mudas do Verde do Reflorestaento do Bixiga.

1º Breque – Para acomppanhar este cortejo precisamos da transmissão de Intrumentos no dia 16, pelo menos, como os que a UOL teve para nos oferecer o acompanhmento em casa pela Internet da Marcha da Maconha, e podería transmitir todo evento do dia 16. Depois teremos de ter uma Tecnologia especial para que esse Cortejo fosse acompanhado na OCA que vamos construir.

Já ganhamos de Presente, assinamos até um contrato, a ocupação da Área do nosso entorno, onde queremos construir o TEATRO DE ESTÁDIO, com o Grupo Silvio, até a 1ª Semana de Novembro quando encerramos nossa temporada.

Lá  estamos já  construindo uma Oca de Bambu: o Restaurante  ‘TROCA TROCA’S ENTRE TERRENOS” onde Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade apaixonados  depois de uma dose de Absinto, descobrem no Prato de Rãs, que haviam comandado, a gemealidade com nossos corpos de bichos humanos naquelas rãzinhas peladinhas.

É o instante do Restabelecimento Mágico  do Elo Perdido da Cultura Brasileira com seu Inconsciente Arcaico Antropófago

Oswald e Tarsila saem do Restaurante para  a Oficina de Floresta de Selva de Jardins , do Teat(r)o Oficina , criados pela Paisagista Rosa Grená Fliass.

Os Dois Amantes no Cio da Criação amam – enquanto o Publico entra no Teatro, nos Jardins.

Despertam com  Coro dos Índios Tupys, e seu deus da dança Mandú Sarará  e Tarsila que já estava pintando o Corpo Nú de Oswald transmuta-o no ABAPORU ( O HOMEM Q COME O HOMEM) Oswald no chão do Jardim, Cozinheiro das Almas, cozinha  em um  E-BOOK seu MANIFESTO ANTROPOFAGO de Carne Animal e Vegetal 

Daí por diante o Manifesto Vira Macumba Viva em seu Clímax entra  o Ator Bárbaro devorando a  Sciência e a Tecnologia para“virar” Bárbaro  Tecnizado e trazer a  Macumba Eletrônica até agora impossível de ter sua epifania , sem seus instrumentos digitais.




Breque 2 – Viajamos o ano passado alugando equipamentos de ultima geração para dar refinadamente, de Graça  ao Publico em lugares populares de 9 Capitais do Brasil as 4 peças das DIONIZÍACAS patrocinadas Pelo MINC.

Este ano estamos ensaiando sem nenhum apoio financeiro há seis meses praticamente. Nosso equipamento se reduz a 4 microfones, as mesas de Som e Luz estão absolutamente superadas, quebradas. As Caixas de Som e as Câmeras de Vídeo nececessitando reparo e já superadas pela dinâmica do avanço tecnológico digital.

Estou neste texto me endereçando aos Amantes da Arte Teatral, do OficinaUzynaUzona, da Cultura no Brasil e no Mundo para que presenteiam este aniversário de 50 anos que não é somente do Teat(r)o Oficina.

Todos que  aqui pisaram, passaram, sentiram seus ecos, ou virão a sentir, enfim  e criaram esta longevidade plena de jovialidade. Não pode jamais ser atribuída a uma pessoa ou a um grupo, é um sintoma da Potencia Cultural, Pré Sal da riqueza energética do Capital Trans humano do Povo hoje, no  Brasil.

Temos  um contrato a ser assinado de Patrocínio pela Petrobras, acabei de assinar hoje, vai demorar a saída de dinheiro vivo, mas já é possível desde já contratatar-se  o que precisamos a pagamento condicionado a liberação, espero rápida, destes recursos.

Estamos esperando um dinheiro mais rápido da Secretaria da Cultura do Estado, que o tombou em 1982, João Carlos Martins, Flavio Império, e Azis Ab Saber. O Estado tornou-se proprietário dele  desde 1984, com sua  desapropriação  pelo Governador Montoro na gestão de Jorge da Cunha Lima na Secretaria da Cultura,  portanto é um aniversariante de quase 30 anos, como Propietário deste lugar que criamos e agora ocupamos estrategicamente sem aporrinhações burocráticas graças a sabedoria cultural do atual Secretário de Cultura Andreas Matarazzo.

Este dinheiro o tempo tirano quer assim: tem de ser empenhado por Contrato esta Semana.

Me endereço a empresas sejam de Equipamentos Eletrônicos de Luz, Som, de Vídeo, que estejam presentes ao nosso lado para criarmos esta Obra de Arte juntos para a cidade de SamPã, e para o mundo.

E a todos que queiram nos emprestar os equipamentos que precisamos.

Peço desde já que a Produtora Ana Rubia faça uma lista para colocarmos a disposição de todos que Irão participar deste Chá de Cozinha Antropófago.

Vou para o 13º ensaio em Contagem regressiva, tive de antes tornar Publico este apelo, senão não conseguiria saber como ensaiar.

Quiroga me avisa:

O melhor de você é aquilo que raramente se manifesta, porque sempre há tarefas que precisam ser atendidas, ou porque as idéias que representam essas potencialidades ocultas parecem ser loucas demais para ser verdade.

Parto para minhas possibilidades ocultas no ensaio

MERDA


de Ana Rúbia:

A Arte de Presentear a Arte

Há 50 Anos ocupando o mesmo chão, da rua Jaceguai, 520, Bixiga, SamPã, a Associação Teatro Oficina Uzyna Uzona faz a MACUMBAANTROPÓFAGA, para dar de comer a essa Terra Sagrada, numa homenagem ao criador da Antropofagia: Oswald de Andrade.

Dia 16 de Agosto de 2011 comemoramos as BODAS DE OURO da terra com a companhia

Mas chegamos a um novo cinquentenário sem patrocínio que sustenha as epifanias.

Apesar de sermos caboclos persistentes, sozinhos nada podemos, por isso pedimos presentes

Que alimentem a Terra

Que nutram a Alma

Que fortaleçam o Corpo sem Orgãos

Pra pisando nessa terra devolvermos tudo que é ardorosamente criado pra cidade que nos abriga.

Estamos a poucos dias do Grande Dia e ainda temos pouco do muito que precisamos pra que a Máquina do Desejo entre em movimento.

Aqui pedimos de presente aos terrenos. O 1º deles já veio de Silvio Santos, que emprestou as terras do entorno do Teatro Oficina. Abaixo segue a lista do que se precisa:

Videowall para o teatro ………………………………..$ 150.000,00
Projetores de video ………………….……………….$ 80.000,00
Aluguel de câmeras …………………………………..$ 40.000,00
Sistema de microfones ……………………………….$ 30.000,00
Mesa de som digital …………………………………..$ 26.700,00
Oca para o restaurante Troca Troca’s ………………$ 34.000,00
Rampa de acesso do teatro/terreno ……………..…$ 23.000,00
Piso do restaurante ……………………………………$ 30.000,00
Conteiner cozinha …………………………..………….$ 3.000,00
Segurança 24 horas ……………….…………………$ 59.000,00
Fachada do Teatro Oficina ……………………………..$ 6.000,00
Jardim de Burle Max e bosquete ………………..……$ 6.000,00

E se seguimos confiantes, é porque nos colocamos na Felicidade Guerreira, pra trazer pra real algo perto do ideal

Imaginado

Desejado

Que sai daqui, da boca aberta na rua Jaceguai, 520, Bixiga, Sampã, Brazyl, latitude 23º32’51 SUL, Longitude 46º38’10 Oeste, Planeta Terra.

contato@teatroficina.com.br

 

2 comentários
  1. jessica disse:

    Traz amor de volta PODE ACREDITAR
    Em 10 minutos após publicar a pessoa vai ter ligar , troque as
    iniciais entre parenteses , é importante ter FÉ.**
    Senhor! Que a (dma) nesse momento esteja pensando em mim ,
    (dma) querendo a todo custo estar ao meu lado , querendo me
    ver , me abraçar e me beijar , que sua boca sinta muita vontade
    de me beijar e que em sua mente só tenha a minha presença que (dma)
    me procure ainda hoje me chamando para ficar ao seu lado e dizendo
    que me ama e que tomou a decisão certa e definitiva.Assim seja!
    Minha Rainha Pomba Gira Maria Padilha, Rainha das sete Encruzilhadas,
    peço assim: vá ONDE (dma) estiver e faça com que ela não descanse
    enquanto não falar comigo, pelos poderes da terra, pela presença do
    fogo, pela inspiração do ar, pelas virtudes das águas, invoco as 13
    almas Benditas.
    Pela força dos coraçõe…s sagrados e das lágrimas derramadas por amor,
    para que se dirija até onde (dma) estiver nesse momento, e traga seu
    espírito até mim, amarrando-o definitivamente ao meu. Que (dma) me dê
    muito amor, carinho e queira ficar apenas comigo. Que (dma) jamais
    deseje outra pessoa, e que ele tenha olhos só pra mim. Salve Pomba
    Gira Maria Padilha, Rainha das sete Encruzilhadas, te peço assim:
    Gira, vai mulher gira,gira ao meu favor,gira ao meu favor e traga
    (dma) pra mim.E pedido assim: Ar move, fogo transforma, água forma,
    terra cura, e vai girando, e a roda vai girando, vai trazer para mim
    (dma) de volta o mais rápido possível, louco e muito apaixonado, que
    dessa vez ele volte definitivamente pros meus braços.
    Que (dma) ame somente a mim e me faça muito feliz que
    seja muito carinhoso comigo, que não consiga olhar para
    nenhum outra que não seja eu. Que se sinta bem somente ao
    meu lado, que sinta minha falta e venha ao meu encontro, e
    me peça para que eu nunca o abandone.
    Que (dma) sinta tesão somente por mim, e não consiga parar de pensar
    em nós dois juntos. Que (dma) queira ficar somente comigo. Assim seja
    assim será, assim está feito.
    Salve Pomba Gira, Salve Sete Saias. Salve suas irmãs, Maria Mulambo,
    Maria Padilha Arrepiada, e todas as outras da Falange. Salvem Sete
    Saias, minha boa amiga, mulher de Sete Exus, defensora de todos os
    seres. Salve Sete Saias, minha boa e gloriosa princesa, conheço a
    tua força e o teu poder, te peço atenda o meu pedido. Que (dma)) não
    durma e não descanse se não tiver a certeza que estamos juntos, que
    o corpo de (dma)) queime de desejo por mim. Que (dma) fique cega para
    outras pessoas, que ele não consiga ver ninguém como mulher, que
    outras muleres nunca consigam chamar atenção dele, somente eu terei
    esse poder.
    Que (dma) não consiga nunca ter desejo e nem fazer sexo com outra
    mulher. Que se ele tentar fazer ele não terá prazer, e que ele desista.
    Que (dma) me assuma de vez em seu coração. Faça Maria Padilha Rainha
    da sete encruzilhadas com que (dma) sinta-se bem somente em ouvir
    minha voz. Que (dma)) sinta por mim um desejo fora do normal como nunca
    sentiu por ninguém e nunca sentirá. Pelos Sete Exus que acompanham
    seus passos, rogo e suplico que amarre (dma)no Sete nós de sua saia,
    e nos Sete guizos de sua roupa, somente para mim.
    Agradeço por estar trabalhando ao meu favor e vou divulgar seu
    nome em troca desse pedido minha gloriosa pomba gira. Maria Padilha
    traga (dma) para mim hoje, agora e sempre fazendo com que ele se
    torne meu definitivamente.
    Ainda que (dma) resista, que com seu poder Maria Padilha, rainha das
    sete encruzilhadas sopre o meu nome no ouvido dele para que ele me
    procure logo.
    Que (dma) não consiga parar de pensar em mim, não consiga ficar longe
    de mim, pois terá medo de me perder.
    Que venha feito uma cobra rastejante, humilde e manso, que venha
    dizendo que me quer sempre ao seu lado, e assim possamos ter um bom
    convívio. Assim seja e assim será!
    Eu profetizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, que (dma)
    vai vir correndo atrás de mim, louco e apaixonado, o mais rápido
    possível pedindo para ficar comigo pois somente minha boca terás
    vontade e prazer de beijar. (dma) você vai me assumir de vez em seu
    coração. Confio no poder das falanges da Pomba Gira,Rainha das sete
    Encruzilhadas , cada vez que for lida essa oração, mais forte ela se
    fará, estarei publicando está oração como oferenda, pedindo que me
    conceda o pedido de fazer com que (dma) fique para sempre comigo.
    Sei que os Espíritos da Falange da Pomba Gira já estão soprando o
    meu nome no ouvido de (dma), e ele não conseguirá fazer nada se não
    falar comigo. Confio no poder das Sete Encruzilhadas, e vou continuar
    divulgando essa oração poderosa.
    Que assim seja assim será e assim está feito. Publique e tera uma
    surpresa.

  2. A peça macumba antropófaga trouxe consigo uma visão ampla do universo, e a descoberta do ser humano.
    Zé Celso conseguiu explorar melhor este mundo de forma lúdica e abstrata, trazendo novas possibilidades para o teatro, visando o fim do pré conceito.
    Uma sensação única um despertar alucinante, cada momento, cada cena trazia imaginações únicas, fazendo o publico entra em um só universo. A interpretação lógica dos atores, a intervenção humana com a platéia, dando-nos a sensação de liberdade.

    Aonde chega a capacidade de um homem, ao se dispor de tal forma e rebelar ao mundo despido do seu pré conceito, e assumir que é capaz de falar a verdade.
    Vivemos em um pais livre, onde temos nossa vontades de se expressar. Porque não deixar de lado o ser ou não ser, fazer ou não fazer, talvez a sociedade tenha suas limitações, e que seja incapaz de enxergar o mundo da forma como ele é.

Deixe um comentário