Xamado para o Cultura Atravessa, dia 16 de setembro, 19h

CULTURA ATRAVESSA 2

IÓ!

XAMADO DESTA ÁRVORE CESALPINA
PARA
DIA 16
NO
CULTURA ATRAVESSA
ÀS
19H
ATRAVESSARMOS COMO ELA OS MUROS QUE TENTAM NOS ENCAIXOTAR

A árvore sagrada do Terreiro Eletrônico do Teatro Oficina tem suas raízes no jardim do Teatro e expande seu tronco e suas antenas verdes até o entorno, visto pelo janelão da Rua Lina Bardi, dando a benção de sua sombra ao bairro do Bexiga.

Ela é o ponto fulcral para que o Condephaat retire sua autorização, dada em maio, para que a especulação imobiliária e financeira construa torres no entorno do Teatro causando:

– A destruição da Cesalpina

– O amuramento da fachada de vidro que dá para a Rua Abolição e Jaceguai, visão dos 20 anos dos espetáculos aqui realizados

– Retrocesso na caminhada para a conquista do espaço público que, juntamente com o TBC e a Casa de Dona Yayá o Teatro Oficina quer criar: uma Praça da Paixão da Cultura, que vá ao encontro do Vale do Anhangabaú da Feliz Cidade.

É o momento de um encontro público com todos os artistas (somos todos) com poder de injetar grande influência sobre o destino não somente do Teatro Oficina e seu entorno mas tambem de toda ameaça que paira sobre a desaparição do bairro do Bixiga com a construção de torres pretendidas também pelo Governo Alckmin.

Precisamos de todos que virão ao Oficina para trazer luzes e energias a fim de não acontecer a morte do Oficina Uzyna Uzona, anunciada justamente pelo órgão de defesa do patrimônio cultural da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo.

Ió amados que amam a Cultura do Teat-r-o !

Todos que fazem ou não parte do elenco do Oficina Uzyna Uzona sintam-se convocados desde já a preparar também este encontro de segunda-feira, antecipador da Primavera Brazyleira das Mutações de Apoteose de 2013.

A participação da Presidente do Condephaat também está desde já convocada. Ela afirma que todos poderão pedir a revisão do projeto mas no fim da Audiência Pública do dia 5 de setembro, convocada pela Comissão de Cultura da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, finalizada num clima de muito entusiasmo,
percebi que nada havia se transformado em seu “viewpoint” quando perguntei a ela, em sua Última Cena:

ZÉ CELSO – Porque nós não fomos consultados para uma reunião
quando se deu a permissão à construção das *torres da Sisan*?

ANA LANNA – Porque vocês não são proprietários do terreno.

Percebi que a cabeça da presidente continuava esculpida numa pedra d’um Museu de Abstrações. Nada havia mudado, mesmo com todas as discussões férteis da Audiência. Por isso a convido através deste documento a vir discutir com as pessoas da área cultural e artística deste ponto de vista: cultural e artístico mesmo, da beleza da estética na ética.
Talvez Ana Lanna comece a mudar, não por ameaças – essa atitude não será bem vinda neste encontro – mas pelas luzes dos artistas que sinto que podem tocar este ser humano mesmo com o preconceito que ela possa ter ou não contra nós, meros tecnoartistas.

Será que não é visível a olho nú, pele, a importância do Tombamento Histórico pelo próprio Condephaat, tombamento real, vital, concreto, que 10 anos depois gerou uma Obra de Arte Arquitetônica Urbanística de Lina Bardi e Edson Elito, ao mesmo tempo que o nascimento público de uma Companhia permanente de artistas, a Associação Teatro Oficina Uzyna Uzona?

O Tombamento Histórico ensina, produz, cria, e não pode ter suas raízes e antenas destruídas jamais.

No cimento das bordas da fonte de água do Teatro Oficina está escrito em baixo relevo, conforme a direção de arte da grande artista plástica Laura Vinci:

ETHERNIDADE

Zé Celso
xama oficialmente como
Presidente da Associação Teatro Oficina Uzyna Uzona
juntamente com todos ligados no Cultura Atravessa
pro dia 16 de setembro de 2013, às 19h
tendo como tema o Teat(r)o Oficina tombado e seu entorno
com sua árvore sagrada viva
apostando na ressureição do Bixiga
coração da Periferia Central de Sampã

Anúncios
2 comentários
  1. Bom encontro, Zé. Infelizmente resido no interior e não disponho ultimamente de tempo hábil para viajar até onde vocês artistas estão, e só recentemente sarei da conjuntivite e da gripe que me atacaram semana passada, agora é que estou retomando os trabalhos literários e musicais por aqui. Entretanto, faço votos que tudo se resolva e que o encontro possa servir para ao menos abrir um pouco os olhos da Ana Lanna.

  2. Sandro disse:

    A Janela,

    O epaço é formal.Sua existencia é estética ,mas a visão aberta por ele é inestática.O espaço é uma janela para a correnteza do tempo,nele não estão implicitas,estão concretizadas todas as determinantes economicas,politicas,sociais,misticas ,metabólicas e organicas que a correnteza do tempo gravou sobre ele.
    O patio da casa intercede o jogo livre e a associação entre os presentes garante a Liberdade,liberdade do ato criador,ato criador que gesta a possibilidade não se concretiza fora do Espaço,onde a correnteza do tempo segue seu fluxo.
    Talvez então,o teatro tenha papel crucial para o ato democrático,para que seja um ponto divisório concreto entre a teocracia e o estado secular,um(entre outros) lastros para a abstrata institucionalização da divisão do poder.Abstrata,porque não é indicernivel o ato da corporção que se apodera dos meios de edificação do estado e o Xá,absoluto da produção de seu reino.
    O ato de teatro é também crucial a democracia,para que esta não regresse à teatrocracia,a teatrocracio do servilismo inconsciente aos atos,o mesmo servilismo finado na bastilha.
    O empreendimento da Sisan,encarceirando Oficina,é a marca de aço da correnteza na qual reside,marca sobre a pele uma estética de 1808 reaquecida pelos militares da ditadura e até hoje permeada e latente nas vidas seco-brasileiras,os arrendamentos dos setores públicos,à renda pública,rendando os públicos em escravos de ganho arrendados em 40% do ganho que geram,e os devolve ao complexo de senzalas;cegos e açoitados trem adentro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: