Entrevista Correio Braziliense- 19 d Abril

Entrevista ao editor de cultura do jornal, José Carlos Vieira

13062338_1006072926156221_1528275667788136903_n
Foto: Gabi Cerqueira

O teatro continua sendo uma ferramenta social, de conscientização?

Poucas vezes em sua história, o Teatro, ou TeAT(r)O, como sinto, foi uma “ferramenta ligada à conscientização”. O Teat(r)o é uma Arte Arcaica q não se confunde com uma fórmula ou receita q ligue esta Arte ao serviço de ligar consciências por ferramentas.

Sobretudo a peça d Artaud “pra dar um Fim no Juizo de deus” q estamos fazendo mais esta semana com O público brasiliense, chega pelos nossos corpos-palavras-corpos-dançarinos vivos falando os versos d ‘Artaud Poeta Visionário.

São proferidas como corpos emissores d esperma, cocô, ou sangue. Quer dizer, palavras q tocam os corpos, a percepção deles, corpos além da consciência.

Somos conscientes, por ex., d q temos de respeitar a exposição dos q votaram o Sim do Impeachment. Mas ao mesmo tempo temos a percepção de ter descoberto quem são os “nossos re-presentantes”. Como eles são feios,ignorantes, cafoníssimos, na invocação com caras dignas de votar por Deus, pela Família, pela Propriedade, sem sequer entrar no q é uma pedalada, a esticada no cobertor, q todos nós damos na nossa economia sempre escassa. Um Quadro Surpreendente de Horror!

Por que, na sua opinião, o Brasil sempre empaca quando tem chance de se tornar um pais de primeiro mundo? Por que não avançamos? A culpa é nossa ou dos outros?

A Culpa é da nossa Ignorância, Burrice, de somente perceber do q se trata quando nos esfregam na cara, como aconteceu Domingo pela TV, o q é este Congresso de 2015,organizado por gangsteres evangélicos, com uma competência de bandidos, mas q não sabem de si, onde está o seu nariz, se olham nos espelhos mas não sabem se ver. E produziram a obra máxima de do contrário da de daVinci, Santa Ceia.

Fabricaram a sua Santa Feia.

Ou, respondendo a sua pergunta, porque o Brasil parou: esta Obra Prima da Tv Globo, revela o Enigma.

Eles não deixaram Dilma Governar, desde a Vitória d’Ela. E é esta gentalha a responsável pela Crise q inventaram, y q trouxe consequentemente a destruição de nossa Economia:

O elenco principal da Novela do SIM: Impechment por Deus, pela Família, pela Propiedade, Consagrador da Mediocridade, nunca vista em meus 79 anos.

No teatro, quando a provocação é gratuita?

A 1ª qualidade de um Ator, de uma Atriz, Artaudiano é saber provocar. Tanto pela beleza, quanto por às vezes estar diante de um espectador desligado de braços cruzados, ligado em seu celular…enfim, de uma pessoa q não está presente.

Estamos com as mãos sujas de merda. Devemos limpá-las ou sacudi-las?

Usar papel higiênico ou sentar num bidê.
Eu namoro minha merda de cada dia antes de dar descarga. É a palavra de Ligação do Teatro, antes de entrarmos em Cena.

O teatro que não se propõe a questionamentos políticos interessa a quem?

Interessa a quem quer “lazer”.
Qualquer peça em si é politica ,trata do poder; menos as q se dizem explicitamente: Peças Politicas.

É preciso acordar pra q vivamos além d’ uma sociedade contraditória, num universo onde a Terra gira e é um ser vivo ligado à maquina da vida, onde todos somos coisas y pessoas tocando pra frente, sem nenhum Messias na frente – existe o existir …re-existir; mas não há nada como um deus na nossa vanguarda. Apesar da Sociedade Patriarcal Capitalista nos impor uma Ordem y Progresso. Quem acredita nisso, ok,viva este lema de Carandiru. Quem não…inventa a vida a cada instante.

Vivemos momentos de ódio, intolerância… Como reverter esses sentimentos não egoístas e covardes? Ódio combate com ódio?

Ódio, Ressentimento, espírito de vingança, são os sentimentos mais medíocres do ser humano. A pessoa fica horrenda, faz mal à saúde,não serve pra nada. É preciso assistir a este espetáculo contínuo de busca de bodes expiatórios pra odiar, veja bem, com muito Humor.

Isto por exemplo na Arte Teatral era muito bonito antigamente, mas vivemos o Fim do Drama. O Drama é uma piada, não é nada diante da Tragédia, da Comédia, do Tesão q a vida pode dar. A Formação por novela de Tv é a d q tem de ter a Má ou o Malvado da Novela. Reduz–se a este besteirol hipócrita os moralistas dos bandidos q disseram Sim ao Impeachment pra se livrarem das denúncias q lhes pesam.

Daqui a 300 anos ainda haverá teatro, apesar de toda parafernália tecnológica, o homem discutirá o homem frente a frente… É isso?

Não sei se discutirá, y se continuará a sala de vista do Palco y Platéia.
Mas muitos estaremos juntos, cada vez mais próximos num Teat(r)o Brasileiro de Exportação Antropófago.

Ainda há muita timidez no Público q vai ao Teatro hoje em dia. Todos fazem uma cara muito séria d q irão assistir um acontecimento sério, ou uma comediazinha q não destrone nada q vai acontecer diante do já programado jantar depois.

Mas eu não desejo assim.

Quero q o teatro cada vez mais se aproxime de um acontecimento em q as pessoas venham, se não sabendo as músicas, se abram em cena pra Ritual, os corpos deixem-se tocar por tudo, pela música, pelas atuações d atrizes, atores, sentir-se parte da construção do Rito. Fazemos sempre não para, mas com o público. Seja o q for, sinto de novo o teatro vivo, nesta retomada de um despertar, no “aqui” “agora”, sobretudo na Juventude q não quer mais a Ordem e o Progresso, não acredita mais no Petróleo, no Carro, nos Gangesteres do Congresso y se da cada vez mais ao amor indiferenciado aos corpos.

Contracena com as classes sociais desdenhando-se da Guera de Classes Movida hoje pela Direitona Golpista.

Um novo Público de Teatro está saindo de sua execração, da indiferença diante do Poder desta Arte. É muito claro q o Teatro é hoje o lugar onde se faz passagem do Patriarcalismo, de todos os ismos, pra uma era de humanidade desenterrada do narcisismo idiota dos celulares, reapreendendo no contato direto com as Mitolorgias q o Teato propicia, seu valor incomensurável como lugar do encontro orgiástico decisivo, entre humanos trans humanos.

Por falar em “público”, esse público é seu ator?

Não tenho nada q seja “meu”, considero q cada ator, cada atriz, vai encontrando-se a si mesmo, no outro y nos mitos q encenamos . Detesto atores y atrizes q não sejam “bacantes”. Amo Satyros y Bacantes q sabem de si. Vão em busca de suas mitologias y por isso mesmo contracenam uns com os outros produzindo sempre o desconhecido diante da novidade dia y de cada público.

A contracultura hoje é apenas um quadro na parede?

Contra-Cultura são aqueles coitados daqueles deputados da “Santa Feia”, q macaqueia o nome de Deus, da Família, autores deste momento Boçal da Política Brasileira de Direita enredada pela jogada desse Jesus.com, q nem digo mais o nome. Mas q é o diretor de teatro desta Farsa, encenada dia 17 no Congresso.

Sem dúvida!
Essa gentalha odeia os artistas, os Poetas, y o Teatrão q não seja o deles.
Nunca concordei com esta tipagem de “Contra Cultura” Onde diziam ser eu um de seus líderes.

O q fazíamos era pular fora do Sistema Messiânico, Burro, Inculto.
Contra a Cultura, por exemplo é esta Novela Golpista, diligentemente encenada,desde a derrota da Direita com a Vitoria de Dilma.

Além da TV Globo, y seus comentaristas q não sabem o q falam, técnicos da Contra Cultura Humana. Todos os Jornais das Grandes famílias. A Burguesia pão dura, paneleira, a Bancada do bOi,da Biblia y da Bala, os jovens seduzidos pela Ditadura Militar, um Elenco Imenso, q finalmente dia 17 mostraram sua cara -do jeito q deram o seu SIM pela TV ao Golpe, mostrando a cara atual do Brasil deles, q repudia qualquer pessoa q tenha o mínimo d amor real à vida.

Saiam Cena,vocês não vão durar muito
Abaixo Vossa Canastrice
Mau Teatro, Pésimos Atores,
Peguem seu Uniforme Verde Amarelo y vão pra Coréia do Norte!
Muito Obrigado por terem aberto nossos olhos.

Zé Celso
19 d Abril d 2016
MERDA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: