montar RODA VIVA | carta a Chico Buarque

Roda-viva-Sep.01.68

Amado muito Amado Chico Buarque de Hollanda

Hoje foi meu 1º Dia de Folga dos Ensaios de “O REI DA VELA”

com o mesmo RENATO BORGHI, fazendo ABELARDO 1º  

no TEATRO PAULO AUTRAN no  SESC PINHEIROS

q Estreia dia 21, Sábado  y 22, Domingo –

dia de 67 Anos da Ethernidade do Poeta Oswald de Andrade;

reida vela_ensaiogeral Foto-Jennifer Glassreida vela_ensaiogeral Foto-Jennifer GlassHA0B1736
RENATO BORGHI, RICARDO BITTENCOURT E TULIO STARLING | O REI DA VELA 2017 | Foto Jennifer Glass

tive uma SACAÇÃO  muito Forte com VOCÊ ARTISTA  y sua peça “RODA VIVA”.

Saquei q você me chamou pra dirigir esta sua peça por q ela foi inspirada na montagem de 50 anos atrás de “O Rei da Vela”, q você assistiu, encenada por mim.

Assim como na peça de Oswald, em q há muitos Teatros o da Chanchada Tragicômica, O Tetro de Revista, a Ópera, o Teatro da Crueldade de Antonin Artaud,

dentro de uma só peça.

reida vela_ensaiogeral Foto-Jennifer Glassreida vela_ensaiogeral Foto-Jennifer GlassHA0B1954


II ATO em teatro de revista | O REI DA VELA 2017 | Foto Jennifer Glass

Sua peça escrita durante seu sucesso absoluto como Poeta, Músico, Letrista, Cantor, junto ao Público, mas ao mesmo tempo dentro da Engrenagem q você percebeu existir no mundo do Show Bu$ine$$. Você, um garoto, um menino,

nesta peça prodigiosa, entregou, expôs todo o Mecanismo da Crueldade do Marketing q sua pessoa tinha visto y experimentado.

Então, como em “O REI DA VELA”, sua peça mostra os vários, os muitos Teatros Musicais dento d’ÉLA – A JOVEM GUARDA, a MBP, a MÚSICA DE PROTESTO DO SERTÃO DE GERALDO VANDRÉ  y por fim a TROPICÁLIA na COROAÇÃO DA PERSONAGEM JULIANA, NA MARAVILHOSA MÚSICA DO FINAL DA PEÇA.

Marília Pêra e Rodrigo Santiago_montagem paulistana de Roda Viva Foto Cristiano Mascaro
Marília Pêra e Rodrigo Santiago | montagem paulistana de RODA VIVA | Foto Cristiano Mascaro

Assim como minha geração em 1967 brotou em plena Ditadura Militar de Castelo Branco, por coincidência emergimos na TROPICÁLIA ANTROPÓFAGA, você deu continuidade à DESCOLONIZAÇÃO DO TEATRO MUSICAL.

Tivemos uma Sorte Imensa! Íamos ter um CORO com 4 pessoas, mas no dia do Teste, uma multidão ocupou o Teatro Princesa Isabel, em q os Funcionários, todos Negros, vestiam uniformes Inspirados na Pintura dos Escravos  de Debret.

Esses jovens traziam no Corpo todas as Revoluções: a Política Anárquica, a Sexual, a Alimentar, a Ambiental, a das  Drógas Xamânicas, a das Mulheres, dos Gays, a da Liberdade, Igualdade, Fraternidade, enfim, inumeráveis revoluções. Tinham a Competência para o q desejam dos Jogadores de Futebol. Eram um TIME.

coro roda viva_68

CORO DE RODA VIVA, 68

Por isso não  respeitavam Palco y Platéia; tocavam nas pessoas do Público como no Carnaval, no Candomblé, na Umbanda… enfim, TRAZIAM DE VOLTA DEPOIS DE MILÊNIOS O CORO DA TRAGÉDIA GREGA.

Séculos y Séculos os Diretores de Teatro como Meyerhold, tentaram em vão, reencontrar-se com os COROS GREGOS. Este Milagre aconteceu na passagem de 1967 para 1968, com o levante telúrico do CORO DE RODA VIVA.

Eles me fizeram a CABEÇA Y O CORPO. Me entreguei inteiramente à Eles.

Eles me fizeram fumar Maconha, q fumo há 50 anos, primeiro sentindo sua qualidade na nossa percepção, na diversão, hoje com 80 anos até como Medicina pras Dores. Me apresentaram  Alucinógenos Maravilhosos: Ayuasca, Peyote, Don Pedrito etc… Hoje não posso mais tomar por q tive infarto em 1984, já tenho Stents y Marca Passo. Os Alucinógenos são Vaso-Compressores. Hoje só posso Vinho y Maconha.

Digo isso porque essas drogas me fizeram criar todas as peças q criei. Depois q lí “A QUEDA DO CÉU” q David Kopenawa ditou em Ianomami pra um Etnólogo Francês

em Paris y só foi publicado o ano passado no Brasíl,  percebi q nós artistas somos Xamãs.

Por isso afirmo: não fui eu q dirigi “Roda Viva”, mas sim o TALENTO DO CORO, COMENDO A  SUA BELÍSSIMA PEÇA , INSPIRANDO A  CENOGRAFIA Y OS FIGURINOS DO GRANDE FLÁVIO IMPÉRIO, OS MÚSICOS DA BANDA Y ATÉ VOCÊ Q ASSISTIA MUITOS ENSAIOS, POIS ESTAVA NAMORANDO A MARAVILHOSAMENTE BELA MARIETA SEVERO!

chico buarque em leitura da peça roda viva
Marieta Severo e Chico Buarque em leitura da peça RODA VIVA | Foto reprodução

SEUS AMIGOS MAIS VELHOS, COMO RUBEM BRAGA Y OUTROS, T ENCHERAM A CABEÇA DIZENDO Q EU TINHA ESTUPRADO SUA PEÇA.

O SUCESSO POLÍTICO FOI TÃO GRANDE, Q O CCC ATACOU EM SAMPÃ y O EXÉRCITO FEZ O MESMO UM DIA DEPOIS DA ESTRÉIA EM PORTO ALEGRE.

O ZUENIR VENTURA , ESCREVEU Q O AI 5  INSPIROU-SE NO SUCESSO INSURRECIONAL DESTA PEÇA. HÁ REALMENTE NO TEXTO DO AI 5 A PROIBIÇÃO DE FREQUENTAR CERTOS LUGARES, DITOS CULTURAIS.

destruição do ccc_reprodução
Destruição do Teatro Galpão em São Paulo pelo CCC | Foto reprodução

Fachada do Teatro Leopoldina, na Av. Independência, foi alvo de pichações contra a imoralidade e a pornografia mostradas na peça


Fachada do Teatro Leopoldina, em Porto Alegre, atacado pelo 3º exército

O CORO DE RODA VIVA FOI ACOLHIDO PELO TEATRO OFICINA NA MONTAGEM DE GALILEU GALILEI, MAS FOI PROIBIDO DE SEQUER OLHAR PARA O PÚBLICO.

COM O AI 5 VEIO A TORTURA Y OS GRANDES CORIFEUS DOS COROS COMO O SAMUKA,O HENRICÃO, Q NÃO PARTICIPOU DE R.V., MAS CORIFEOU NO “GRACIAS SEÑOR”,  TODOS ATORES Q PARTICIPARAM COM TALENTO NESTE PROCESSO Q “RODA VIVA” INSPIROU SE DESTRUÍRAM, POIS A CENSURA NÃO PERMITIU Q ATUASSEM NO TEATRO DE COROS REVOLUCIONÁRIOS.

HOJE PERCEBI O Q JÁ TINHA PERCEBIDO, MAS NÃO COM A CLAREZA Q BAIXOU EM MIM .

SAQUEI Q “O REI DA VELA” Y “RODA VIVA” SÃO A MESMA PEÇA.

A 1ª AINDA SEM  CORO Y RODA VIVA COMO O CORO DE REI DA VELA.

Y ME RETORNOU UM DESEJO ENORME DE REMONTAR A PEÇA NO TEATRO OFICINA, COMEÇANDO A ENSAIAR LOGO DEPOIS DA ESTRÉIA DE “O REI DA VELA”

ESTOU, ESTAMOS VIVENDO NO OFICINA UM MOMENTO MUITO GRAVE: POR 37 ANOS CONSEGUIMOS Q NÃO SE CONSTRUÍSSE NADA NO ENTORNO DO TEATRO OFICINA.

DEPOIS DO GOLPE DO ANO PASSADO, SILVIO SANTOS PIROU Y ENTROU COM UMA AÇÃO NO CONDEPHAAT NOS ACUSANDO DE TERMOS DESTRUÍDO O TEATRO OFICINA, ONDE ESTREOU O REI DA VELA, Q TINHA SIDO TOMBADO COMO TOMBAMENTO HISTÓRICO PRA CONSTRUIR UM TEATRO ILEGAL.

POIS LINA BARDI, NESTE SEU CANTO DE CISNE, ABRIU UM JANELÃO ENORME DE VIDRO, Q DÁ PRO MINHOCÃO, EVOCANDO SUA PRIMEIRA OBRA: A CASA DE VIDRO NO PICO DE UM  MORRO FLORESTA, VOLTADO AOS 4 CANTOS, COM UMA ÁRVORE NO MEIO.

PLANTOU UMA ÁRVORE Q HOJE JÁ TEM 24 ANOS, CRESCEU MUITO, VAROU O JANELÃO Y FOI DAR SUA SOMBRA NO TERRENO TOMBADO DE NOSSO ENTORNO

POR TODOS OS ÓRGÃOS DE PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO: ESTADUAL, MUNICIPAL, IPHAN.

EM 2015 FOI CONSIDERADO PELO CRÍTICO DE ARQUITETURA DO “THE GUARDIAN”, ENTRE OS 10 MELHORES TEATROS DO MUNDO, O MELHOR Y MAIS INTENSO.

O GRUPO SS DÁ UMA DE ESTADO ISLÂMICO Y QUER DESTRUIR ESTA OBRA PRIMA

Y MAIS, QUER NOS EXPULSAR, NÓS ARTISTAS, ATRIZES, ATORES, TÉCNICOS, FUNCIONÁRIOS Q CULTIVAMOS AS TERRAS DA RUA JACEGUAY 520 HÁ 56 ANOS.

ISSO PODE ACONTECER NO DIA 23, PRÓXIMA 2ª FEIRA, NO DIA SEGUINTE DA ESTRÉIA DE “O REI DA VELA”

T CONTO ISSO CHICO, POR Q STAMOS, STOU COM UMA SENSIBILIDADE AGUÇADA SOBRE A IMPLANTAÇÃO PROGRESSIVA Y RÁPIDA DO NAZISMO NO BRASIL.

NÃO É PARANOIA. FERNANDA MONTENEGRO, VOCÊ DEVE TER VISTO, FEZ UM DEPOIMENTO EMOCIONADO Y DELICADÍSSIMO Y DURO, CHORANDO, PERCEBENDO COMO UMA XAMÃ A NECESSIDADE DE

DESACOVARDAMENTO DOS RAROS  TALENTOS POLÍTICOS Q AINDA RESTAM

Y AINDA COMO UMA BRUXA PITONISA
PREVIU Q SE NÃO ACONTECER ISTO,  OS COVARDES VÃO PERDER A PRÓPRIA PELE.

O TEXTO FALADO D’ÉLA, REVELA Q ESSE DESACOVARDAMNTO SE

REFERE À NÓS TODOS.

ONTEM ELA ANIVERSARIOU Y EU DEDIQUEI MEU TRABALHO DA NOVA ENCENAÇÃO DO “REI DA VELA” À ELA.

PASSEI A ACREDITAR NUM MOVIMENTO CULTURAL CONCRETO DE NÓS TODOS ARTISTAS q CAPTAMOS O INCONSCIENTE DO POVO BRASILEIRO, NÓS MESMOS. OS ARTISTAS DO ANDAR  DE BAIXO PODEMOS COM O Q RESTAM DOS ARTISTAS COMO VOCÊ, Q NÃO SE RENDERAM, DEVEMOS NOS JUNTAR NESTE MOMENTO FORA DOS ISMOS;

PRINCIPALMENTE COM OS BURÚS, OS ÍNDIOS, AMEAÇADOS EM TODA A AMÉRICA EM SEUS TERRITÓRIOS,
Q SAGRAM A TERRA Q HABITAM.

DAÍ BROTOU EM MIM O DESEJO

DE OCUPAR O TEATRO OFICINA AMEAÇADO COM A MONTAGEM IMEDIATA DA SUA “RODA VIVA” –

O MAIOR TABU DA HISTÓRIA DO TEATRO BRASILEIRO LIBERTÁRIO.

TUDO ISSO ME FAZ SENTIR DENTRO DO “TERROR Y MISÉRIAS DO 3º REICH” DE BRECHT.

MAS ME INSPIRA À REVIRAR A SITUAÇÃO

Zé Celso

RODA VIVA COMPLETA A ENCENAÇÃO DE “O REI DA VELA”, COMO EM 68,

LIBERTE ESSA SUA OBRA PRIMA.
O MOMENTO HISTÓRICO DE HOJE CLAMA PELA PEÇA MAIS MACHUCADA Y AO MESMO TEMPO VITORIOSA DO TEATRO BRASILEIRO DE EXPORTAÇÃO

  

Anúncios
9 comentários
  1. betezuza disse:

    Estou muitíssimo angustiada com o possível fechamento do Oficina, seria mais um acontecimento mortífero entre tantos só que pra mim com uma gravidade sem precedentes. O teatro Oficina é um dos últimos redutos se não o último da nossa cultura antropofágica, porque agora para essa juventude careta e politicamente correta antropofagia se tornou apropriação cultural, o Oficina resiste e deve continuar resistindo como nosso espaço sagrado, telúrico, celestial, profano, uzyna uzona, xamânico, um ponto de luz em tempos tão sombrios. Merda!

    Enviado do meu iPad

    >

  2. betezuza disse:

    Silvio Santos é um canalha, fascista, vingativo.

    Enviado do meu iPad

    >

  3. Omar Fernandes Aly disse:

    Li em algum jornal que o Chico Buarque renega a peça Roda Viva e não permite novas montagens. Mas era bom que ele ouvisse Zé Celso e a peça pudesse ser remontada para pessoas como eu que eram muito pequenas ou não eram nascidas em 1967. Afinal o teatro é um reflexo da história e seria ótimo termos contacto com aquela época através de Roda Viva

  4. Braz Chediak disse:

    Zé Celso, seu combate é o bom combate. O Oficina não será rodeado por torres. Creio em Dostoiévski quando ele diz que “A beleza salvará o mundo”. Grande abraço.

  5. Rita Abrahão disse:

    Linda essa carta do Zé.
    Zé, dono de uma sensibilidade infinita, uma inteligência grandiosa , amo você, Zé.
    O Chico te ouviu.
    Lá vai você pra mais uma aventura grandiosa e emocionante com Roda Viva.
    Parabéns! !!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: