Troca de mensagens entre Zé e Mateus Solano

Mensagem de Mateus para Zé

Zé, aqui quem escreve é o ator Mateus Solano. Você provavelmente não se lembra de mim, mas eu viajei algumas vezes nesta vida para assistir os espetáculos do Oficina (moro no Rio). Enfim, não vou nem tentar descrever a importância do teu Teatro para mim. Eu e mais um grupo forte de atores que fazem TV estamos querendo saber como podemos ajudar na luta pelo teu projeto no Bixiga. Você pode aparecer ou pedir aos teus “braços direitos” (ou esquerdos) para entrar em contato comigo?
Um beijo cheio de afeto,
Mateusolano



Mensagem de Zé para Mateus Solano

Mateus Solanus!
Você, Amor, foi o primeiro da casta global a manifestar a paixão do seu corpo pelo teatro.

Já despertou Monique Gardenberg, que sempre foi esperta e desperta e me ligou dizendo que não é manifesto, não é assinatura. É abraçar o quarteirão tombado do Oficina com o corpo, entrar no sítio arqueológico, que é o nosso entorno tombado.

Penetrar com arte, respirando o último vazio de SamPã, onde nós já decidimos não fazer o Belo projeto do Teatro de Estádio, mas construir uma tenda de teatro nômade para 3 mil pessoas. E que vai deixar o lugar livre pro povo do Bixiga que também está ameaçado de um genocídio do próprio grupo Sílvio Santos, que parece ter recebido a exclusividade, o monopólio pra transformar o Bixiga, a mãe do teatro moderno em São Paulo e Brasil. Em que os teatros brotaram e trabalharam com o povo do bairro como técnicos, contra-regras…

E fez do bairro o umbigo cultural de São Paulo, a Lapa de São Paulo.

Ameaça as pessoas populares que vivem lá, de cobri-las todas com cimento e torres. Este golpe do dia 23 de outubro, cometido por 15  membros do Condephaat, que não são pessoas da defesa do patrimônio, mas sim da especulação imobiliária financeira, acabaram produzindo o seu avesso: um movimento da cultura, das artes, do Teatro. Começou com a Fernanda Montenegro jogando a palavra “desacovardamento” na net e nessa primavera fez o golpe no Oficina eclodir como uma florada selvagem. Uma revolução cultural. Uma retomada da descolonização criada pela Tropicália Antropófaga. Esse movimento das Artes Cênicas tão desprezadas, mas de prontidão como todos os artistas de todas às áreas comerem a serpente já fora do Ovo: o nazismo que rebaixou sobre o mundo e aqui no Brasil adquiriu a forma farsa assassina dos lugares sagrados como se estivéssemos no Estado Islâmico.

E dos haters e da cafonice, burrice, da incompetência da cleptocracia que produziu o primeiro golpe para destruir todas as conquistas sociais que nasceram há 100 anos atrás aqui nessa cidade que leva o nome do santo facista São Paulo, que eu chamo de SamPã, aquele satyro de pau grande, o Diabo, que come que e é comido por todo mundo.

Você me inspirou este texto, como Phédro, de Platão, onde Sócrates se inspira num jovem lindo como você, chamado Phédro.


Exú das Artes Cênicas, título dado por Mãe Stella, que com 80 assistiu 5 espetáculos d Os Sertões, de pé. Ela concedeu no mesmo congresso de candomblé em que me deu este título o de Oxossi, Senhor das Florestas, a Juca Ferreira, que é ecologista.





O grupo do $ILVIO $antos SS,
em seu ataque às terras tombadas nos 300 metros no entorno do teatro oficina,
sítio arqueológico fértil,
onde mora o rio do Bixiga,

q vai começar a ser desenterrado nessa primavera cultural do brasil pro mundo!

Merda!

Anúncios
4 comentários
  1. Mateus Solano disse:

    Sem palavras… Laroiê Zé meu pai!!!
    Evoé ❤️🎭

  2. Zeze Polessa disse:

    Faço parte dessa gente da tbv e do teatro carioca q está junto v vc. Quero levar meu corpo e alma p junto desse lugar fértil e sagrado do Brasil. Nos mantenha informados q quando chegar a hora partiremos p o abraçaço. Viva o movimento!

  3. Patricia Pillar disse:

    Meus braços e abraços estão aqui também!!! Com coragem, admiração e amor!

  4. PAULA ANGELA LEMOS LUCENA. disse:

    TAMBÉM. assistimos OS SERTÕES.,GOSTAMOS MUITO FOI TODA FAMÍLIA..O TEATRO NÃO PODE MORRER.TUDO ISSO É PERSEGUIÇÃO. ESTAMOS VIVENDO TEMPOS OBSCUROS!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: